musica

23 de abr. de 2011

Um pedaço da natureza na sala...

Um pedaço da natureza na sala...Um TERRÁRIO nada mais é do que uma simulação do ambiente terrestre, e, por ter o tamanho que a gente quiser, pode perfeitamente ser o jardim da nossa casa !Ter a natureza por perto é um MIMO quase indispensável, além de poder ser esteticamente LINDO !Nele você pode observar fenômenos como o ciclo da água, o ciclo da vida vegetal e até animal.
“Toda arte nada mais é do que a imitação da natureza”Sêneca

A artista Paula Hayes desenvolveu um projeto lindíssimo de jardins em miniatura, montados dentro de recipientes de vidro.
A empresa Tend Living desenvolveu modelos diferentes de terrários feitos de madeira e vidro chamados Podds Golly.

Existem 2 tipos de terrários: os ABERTOS, e os FECHADOS. O aberto é mais fácil de manter, pois permite certa evaporação da água de rega. Já o fechadoé um micro ambiente que se mantém sozinho, ou seja, uma estufa que “se rega” através da própria evaporação do solo. É um desafio maior, pois deve se escolher muito bem o tipo de planta e o arranjo para que a evaporação seja regular pois se houver muita umidade as plantas podem apodrecer.
Use a imaginação... encontre objetos diferentes...

UMA DICA: Monte um TERRÁRIO de suculentas. Elas são de fácil adaptabilidade, suportam tudo, sol, chuva, ambientes internos, externos. Só não gostam de excesso de água !





OUTRA DICA: Use musgo para cobrir a terra e dar um acabamento, fica um MIMO ! Se achar musgo por aí é só passar uma faca debaixo dele, que se solta como um tapete. E, acrescente personagens, dessas miniaturas usadas para fazer maquetes, dá um astral delicioso para o TERRÁRIO !
 SÓ MAIS UMA DICA: É ou não é um belo presente ?! Não esqueça do cartãozinho...

FAÇA O SEU !!!MATERIAL : um recipiente para montar o terrário (pode ser um aquário vazio, um objeto de vidro ou até uma garrafa PET), pedrinhas ou argila expandida, carvão ativado (usado prá absorver componentes orgânicos, evitando o mal cheiro e a proliferação de fungos), terra para jardim, e mudinhas de plantas ou sementes.
MANUTENÇÃO : O terrário se mantém sozinho. Uma vez por semana é necessário colocar um pouco de água (ATENÇÃO: deve estar úmido e não encharcado). Se as plantas cresceram tomando todo o espaço, corte-as ou substitua-as.

2 comentários:

volte sempre

passaros

center>