musica

17 de ago. de 2011

Muitos podem pensar que é mentira mas todos estes seres passam por aqui!


Alta mais de 15 dias para entrarmos na primavera, e os dias de calor forte e de céu azul estão predominando.

Com esses dias lindos as aves saem a cantar por aí e tenho visto muitas Maritacas ou Maitaca ou ainda Cócotas, sobrevoando e cantando.


Comendo coquinhos.

Aqui em terezopolis onde estamos elas fazem a maior bagunça. Entram nos forros das casas e comem os fios elétricos, não sei como não são eletrocutadas. A maitaca-verde (Pionus maximiliani) é a que predomina por essa região. Alguns dizem que podem ser domesticadas e até aprendem a falar.

Mas, o mais bonito, é velas sobrevoando o céu azul ou sentadas livres em uma folha de árvore saboreando os frutos.
Coqueiro do quintal de casa.
Fotografando numa bela manhã






Nossa casa , mas a vida do nosso jardim é tão exuberante quanto a famosa casa do filme.

Foi a tia Tela que me apresentou o maravilhoso mundo dos passarinhos. Eu sempre gostei, apreciava as maritacas que visitavam o
Nosso jardim é sempre visitado por uma certa variedade de pássaros, devido ao bom número de árvores a nossa volta,

Então deixei meia papaia exposta no gramado. Foi uma festa. O mais engraçado é que eles não comem ao mesmo tempo. São todos respeitosos, por isso, um de cada vez. Foi mesmo um espetáculo. Bem-te-vi, Sabiá e mais um pequenino que não sei o nome.


Cambacica (Coereba flaveola)

A cambacica é uma ave encontrada desde o México até a Argentina. No Brasil é encontrada em todos os estados, tanto na zona rural, quanto em cidades densamente povoadas.



Por quê? Talvez por causa de seus hábitos alimentares. A cambacica come de tudo, ou quase. Ela gosta de néctar, insetos (especialmente pulgões) e frutas. Entre as frutas preferidas estão a banana, a laranja, a bergamota, o mamão e a jabuticaba.




Mede aproximadamente 11cm, barulhenta e irrequieta e algumas vezes agressiva. Já presenciei algumas brigas dessas aves, que começaram em pleno voo e continuaram no chão.São aves muito curiosas, se você colocar um bebedouro com água açucarada próximo à janela, tenha certeza de que as cambacicas logo estarão entrando na sua casa para observá-lo.



Uma das coisas mais lindas  TUCANOS DE BICO VERDE.

No fundo  tem vários mamoeiros e eles se divertem lá todos os dias comendo mamão !!!



Quem vem aqui sabe do que estou dizendo. É uma experiência única vê-los.

Esta fotos do  fundo , em meio à mata.
Hoje tivemos a sorte de ver mãe e dois filhotes se acabando no mamoeiro cheio .



Ganhamos todos o fim de semana com estas imagems e co-divisão de energia.




Sem dúvida essa bela ave é uma das mais bonitas que fotografei, pois aqui na minha região é bem raro e quando vi um pela primeira vez, fiquei até emocionado.
Essa espécie é um dos símbolos brasileiros, encontrado em todo o Brasil, é a maior delas.
Das vezes em que pude observar, percebi que apesar do tamanho, eles possuem uma leveza espetacular devido a estrutura interna. Observei 12 deles no total, toda vez em 4. A primeira vez eles estavam no sítio dos "Pascon" na divisa de Rio Claro/Santa Gertrudes, mas não pude fotografar pela distância e o mal tempo. Já na segunda vez encontrei 4 deles em Águas de São Pedro, onde fiz as primeiras fotos, mas o tempo de chuva impossibilitou tirar boas fotos. A última vez em que os vi, estavam comendo frutos daSchefflera numa chácara perto de minha casa. O tempo não estava muito claro e o céu estava cinza, dificultando também uma boa fotografia, mas valeu à pena.
Fiquei um pouco preocupado, pois a falta de alimento nas matas é o principal motivo das vindas deles à cidade.
Os tucanos se alimentam de frutos, pequenos invertebrados e até mesmo saqueiam ninhos, comendo ovos e filhotes de pássaro. Os bem-te-vis voavam ferozmente atrás deles.

Eles fazem ninhos em ocos de árvores, onde também usam como dormitórios, os filhotes nascem sem penas e saem do ninhos após 45 dias com a coloração do bico amarelada. Vivem aos casais quando estão em fase de acasalamento e aos bandos depois das saidas dos filhotes dos ninhos.





ckic aqui e escute o barulhinho deles
A aves se encarregam de comer o mamão maduro diretamente do tronco


aqui o barulhinho que eles fazem

banho coletivo Nos dias mais quentes da primavera e do verão acordamos com o canto de muitos pássaros no jardim. Antes mesmo do dia clarear eles já começam a sua sinfonia, e pra mim esse é o melhor “Bom Dia” que podemos ouvir.

Adoramos atrair pássaros para nossos jardins e varandas. Quem é que não tem um comedouro ou bebedouro para beija-flores perto da janela, ou na sombra da árvore? Se você não tem, é porque não acredita que eles virão te visitar. Faça uma experiência e descubra o milagre que acontece até nas grande cidades. Assim, todos os dias uma das tarefas mais importantes é ir ao jardim aguar as plantas: as flores, a horta e as pequenas frutíferas que estão crescendo. Hoje, ao molhar o mamoeiro que está carregadinho, dei um banho de mangueira em suas folhas para retirar a poeira que já se acumulava. Ao sair de perto ouvi o estardalhaço de um casal de Sibitos que se banhavam nas gotas de água que ficaram sobre as folhas. Foi muito divertido vê-los ir de folha em folha procurando por mais gotas de água, na maior cantoria. E pensei que esse era um bom tema para compartilhar com vocês: como atrair a alegria dos pássaros para suas casas.

Atraimos pássaros com comida e água. Normalmente colocamos frutas como mamão e banana, que eles adoram. Só que nem sempre dispomos delas em casa. É mais fácil ter sementes e grãos armazenados num vidro, para não deixar nossos bichinhos abandonados e sem o que comer. Lembrem que eles se acostumam com o alimento que recebem e vivem uma dificuldade se precisam encontrar outra opção de comida de uma hora para outra.

Banho de pássaros

Sim, os pássaros adoram um bom banho, especialmente se está tão quente. Mas precisamos tomar alguns cuidados para que a piscina deles seja convidativa.


Escolham um lugar ensolarado, em espaço aberto para que os pássaros se sintam mais seguros e possam brincar bastante, com um olho na água e o outro no gato.
Existem vários modelos prontos para se instalar no jardim, normalmente sobre pedestais. Caso escolham um desses, lembrem-se de verificar se a parte da bacia é bem firme sobre a coluna. Vocês não vão desejar causar um acidente com os pássaros bagunçando durante o banho, não é?
O banho dos pássaros pode atrair outros pequenos animais sedentos, como gatos, que ao subirem na bacia podem derrubá-la e quebrá-la, estragando com a sua alegria, e a dos pássaros. Tenham certeza de que é mesmo firme. Para evitar, uma boa sugestão são os banhos suspensos.
A profundidade da água do banho dos pássaros não deve ser superior a 5 cm. Eles gostam de estar em pé dentro da bacia, com as águas pelas “canelas”. São pássaros, não peixes. Banhos muito profundos não os atraem.
Mantenham o banho dos pássaros limpo, lavando bem a cada 2 dias para não criar algas e fungos. Como qualquer piscina, a água parada cria esse filme de bactérias que podem ser prejudiciais para eles. Fora o problema com a dengue, não é mesmo?







Para terminar, mas não menos importante, instalem o banho dos pássaros em um lugar de onde vocês possam apreciar a brincadeira com conforto. Afinal é para o seu deleite também. Vamos curtir a natureza,

Um comentário:

  1. Eu moro na "Cidade", e sempre sou abençoada com esses seres de penas maravilhosos.
    As maritacas vem sempre por aqui pra comer meus coquinhos de dende, agora os tucanos só você tem, rsrsr, então que tal dar meu endereço e vê se eles aceitam me visitar???
    Boa noite amiga.
    Beijos de paz.
    Lua.

    ResponderExcluir

volte sempre

passaros

center>