musica

28 de fev. de 2012

Geleias da casa do mato






Antes de vir a campinas preparei tudo com muito carinho surpresas geleias cookies azeites e vinagres para minhas tias pois estes vão em minhas mãos asseguro que chegaram inteiros

Adoraria mandar estas coisas pelo correio mas e praticamente impossível ! infelizmente o azeite não tem 100% vedação o vinagre também entao e só pra nos e amigos que dou em mãos




Azeites, vinagres e pimentas temperados..

coisas que faço pra nos no nosso dia a dia com carinho feitinhos com criatividade


Tudo guardado em frascos enfeitadinhoss.
Amo muitooo tudo isso!!
doces, marmelada, geleia… na minha família uma fatia de pão com doce faz parte do pequeno-almoço, de preferência caseiro, claro… cresci vendo minha avó fazer geleias durante as minhas férias de Verão, e fazia-o com a minha mãe! em casa desde pequenina minha mãe já nos ensinava até que já mais velhas, eu e a minha irmãs começarmos também a fazê-las.


Há muitos anos atrás a minha mãe começou a fazer doces também para venda. Quando antigamente os doces eram feitos a pensar nos meses frios do Inverno, quando não há tanta variedade de fruta, altura em que os doces eram abertos sempre de forma variada para que houvessem os vários sabores durante o maior tempo possível, de repente, vejo agora o doce de , de framboesa e muitos outros a desaparecer das prateleiras no espaço de poucas semanas. Lembro de muitas vezes a dizer à minha mãe: guarda alguns para nós vindo para o sitio agora

Faço os doces segundo receitas alemãs, não havendo necessidade de cozedura longa nem enormes quantidades de açúcar. As geleias são feitas com o sumo da fruta, dando-lhes um sabor frutado intenso. Como os doces/geleias/compotas são conservados em frascos com vácuo e pasteurizados, pode-se cortar nas quantidades de açúcar e têm um longo período de validade.
Este ano, com a imensidão de fruta que tem havido, a quantidade e variedade de doces e geleias tem aumentado consideravelmente!!! Sempre que posso faço ( eu e minha irmã, lá estávamos a fazer )conservas, doces e geleias.Eu fico feliz, porque vale a pena investir tempo neste tipo de coisas, que acabam por se tornar um mimo diário, saboroso e saudável… que mais se pode pedir?São maravilhosos!!! Só posso dizer: Experimentem!!! Há Geleia de Groselha, Marmelo, Uva e Baga de Sabugueiro… Doce de Alperce, Ameixa, Figo com Limão, Framboesa, Morango, Pêra&Sabugueiro, Pêssego. Compota de Maçã. Conserva de Tomate (polpa de tomate), Chutney e Chutney picante, Pimentos/Beringelas grelhados em azeite e ervas aromáticas… e virão em breve a Geleia de Marmelos, a Marmelada, o Doce de Abóbora e o de Tomate…

Dá para fazer enquanto coa o café. Não me importo de comer quente, mas depois de frio o sabor se acentua mais.

Ingredientes:
02 caixas de morangos (maduros e pequenos)
1 xic e meia de chá de açúcar (usei xic. de 200 ml)
gotas de limão (opcional)

Lave e corte os morangos, reservando 1/4 para colocar no final e obter uma geléia com morangos inteiros. Não importa a forma como se corta o morango, no final tudo vira geléia.
Coloque o morango picado com o açúcar e leve ao fogo, mexendo de vez em quando. Quando os morangos estiverem se desmanchando, coloque os morangos inteiros e mexa delicadamente. Junte algumas gotas de limão e deixe até engrossar um pouco. Para o ponto ideal, coloque uma gota da geléia em um pires e observe depois de frio. Não deve “escorrer” pelo pires.

Comemos por cima de um bolo simples de fubá.


Resultado… troquei uma salada por uma entrada individual super elegante ou, como no meu caso, por um prato principal (porque o tomate era enorrrme e eu não aguentaria comer mais nada depois). Mas ó, esse tomate ficaria show acompanhando um grelhado também e, em versões menores, pode fazer bonito até naquele churrasco :)
Nem precisaria de passo-a-passo, mas né… eu ando tãããão boazinha! =))))

Nenhum comentário:

Postar um comentário

volte sempre

passaros

center>