musica

1 de mai. de 2011

Flores esperimente delicia


A nova tendência da cozinha contemporânea.
Que tal plantar flores, e poder enfeitar seus pratos sem medo. É isso mesmo, flores comestíveis são saborosas, suaves, e com aroma. E o seu prato vai ficar espetacular. Confira mais sobre isso, no site Jardim de flores, você vai amar!!











Capuchinhos, rosas, begônias, calêndulas, amores-perfeitos, crisântemos, tulipas e as de alfazema. Cravinas e verbenas-limão também podem ser usadas, apesar de menos populares.

Em geral, elas se harmonizam com saladas, verduras e frutas, doce de flores. Também são adicionadas a picles, geléias, vinagretes, caldas, pães, bolos e biscoitos, sobremesas e tortas. Um uso bastante comum é na decoração dos pratos.

Muitas delas têm propriedades nutricionais. É o caso do capuchinho, que tem vitamina C e um sabor picante. Pela beleza, ele também é empregado para decorar saladas e pratos. Como a inclusão de flores comestíveis na alimentação ainda é algo muito recente, não se sabe muito sobre o valor nutricional delas. Porém, pode-se dizer que, como as flores são ricas em néctar e pólen, são também ricas em minerais e vitaminas. As rosas, por exemplo, são ricas em vitamina C. As folhas de algumas outras possuem ferro, cálcio e fósforo. Além de tudo, têm baixa caloria, por serem muito leves e com alto teor de água. A calêndula é utilizada já há muitos anos para corante de bolos e caldas. Já o amor-perfeito pode virar tempero de saladas e tem gosto suave. Enfim, o sabor varia muito de flor para flor.




Inclua na sua dieta flores comestíveis, pois são nutritivas e pouco calóricas


Crédito: Getty Images.
A primavera chegou! Que tal aproveitar

  a estação para incluir flores comestíveisem seu cardápio? Elas deixam os pratos mais coloridos e com um visual muito atrativo! Além de saborosas, são nutritivas, pois contêm fibras, vitaminas e antocianinas – poderosos antioxidantes que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e diversas doenças.

Mais um grande atrativo: as flores são uma ótima opção para quem está de dieta, pois são pouco calóricas. Em média, 100 g têm apenas 40 calorias. A nutricionista funcional e personal diet Luciana Harfenist, do Rio de Janeiro, apresenta algumas espécies dessas plantinhas:

Calêndula
É muito nutritiva. Suas pétalas e o pólen contêm triterpenoides, substâncias com ação anti-inflamatória. Inclua no prato também as folhas e o caule, que são ricos em luteinazeaxantina, importantes na prevenção da degeneração macular dos olhos. Em saladas, elas dão um toque especial com suas cores e aromas.

Lavanda
A maioria das pessoas acha que lavanda serve apenas para decorar ambientes ou para tratamentos de aromaterapia. Mas ela pode também ser usada em diversas receitas, como chás, biscoitos, xaropes, bolos, cheesecakes, sorvetes, geleias e tortas. É um calmante natural. Experimente!

Alcachofra
Você sabia que a alcachofra é uma flor? Essa plantinha dá uma inflorescência comestível, que deve ser consumida ainda em broto. Depois que vira uma flor aberta, suas pétalas endurecem e, por isso, não pode mais ser consumida. Ela atua na desintoxicação hepática e reduz o colesterol total.

Hibisco
Geralmente é usado em infusões. Essa plantinha ajuda a emagrecer. No intestino, ela impede parte da absorção de gordura dos alimentos. E mais: tem efeito diurético, por isso, ajuda a eliminar toxinas. Mas atenção: “o hibisco é ligeiramente ácido, por isso não deve ser consumido por pessoas com gastrite, úlcera ou azia!”, alerta a nutricionista Luciana.

Encontrar essas e outras flores comestíveis não é uma tarefa fácil. A dica é procurar produtores especializados, que não utilizem qualquer tipo de agrotóxico ou tratamento químico na plantação. Vale ressaltar que não são as mesmas disponíveis em floriculturas, ok! Outra opção é a versão seca, vendida em lojas de produtos naturais.

Que tal usar a criatividade e criar pratos lindos e gostosos com essas florzinhas? Quer dicas? Experimente o suco de frutas com rosa e a salada de folhas verdes e flores do MdeMulher. Você e sua família vão adorar! E viva a primavera!

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

volte sempre

passaros

center>