musica

5 de mai. de 2011

O segredo dos pássaros



Frutas diariamente










Sempre que me perguntam qual o segredo para ter pássaros no jardim, a resposta é a mesma: frutas frescas. Aprendi isso visitando projetos – acreditem - em casas e apartamentos. Nestes últimos, já vi sanhaços, maritacas e bem-te-vis visitando os pratos cheios de variedades frescas. A banana, sem sombra de dúvida, é unanimidade. Tem também o mamão, a manga, a maçã… Para quem tem espaço, basta ter árvores frutíferas e eles virão naturalmente. Caso contrário, uma plataforma como a da foto faz as vezes de comedouro. Os pratos dos vasos plásticos são uma segunda boa opção. O importante é mantê-los abastecidos.





Chá para todas as hora









A Ciça Cordeiro, que trabalha comigo na Editora Globo, tem a mão boa para o artesanal. Faz crochê, pachtwork e sempre está envolvida em alguma arte. Vivemos trocando ideais e imagens, e num desses e-mails, ela me mandou esta sugestão para jardim. As xícaras foram transformadas em comedouros e bebedouros para pássaros. Para dispô-las desta maneira, é preciso colar a haste ao pires e este à xícara. Depois é só curtir a visita diária dos pássaros em seu jardim.





O segredo dos pássaros








Hoje a Nuria Uliana, coordenadora de produção da Casa e Jardim, chegou com o celular com um toque diferente, de pássaros. Mesmo no meio de um fechamento difícil, em todos os momentos que o aparelho tocou, pensava no jardim lá casa. Moro em uma área muito arborizada e frequentemente visitada por pássaros. Geralmente quando tomo café da manhã na poltrona da sala, assisto os bem-te-vis animados na minha varanda. Para falar bem a verdade, nunca coloquei frutas e sementes para eles. Até tenho vontade, mas a partir do momento que você começa a alimentá-los, tem um compromisso com eles. Aprendi isso com a jornalista Ananda Apple, da Rede Globo. A varanda da Ananda é um espetáculo de pássaros. Tem periquitos, rolinhas, cambacicas, sanhaços, sabiás, bem-te-vis e até um morcego que aparece à noite para tomar água doce. Por conta desta multidão de visitantes, ela montou – como diz – “um restaurante 24 h ao ar livre”. Nele, costuma servir entre oito e 10 unidades de banana, além de uma banheirinha de água limpa. A frequência do banquete é o segredo para que eles apareçam todos os dias. Pensando nisso, resolvi convidar vocês a fazer o mesmo. É lógico que não precisa oferecer esta quantidade de frutas. Um comedouro pequeno como este, da La Calle Florida, é um ótimo começo!




Tim-tim no ar













Tenho a sorte de morar em uma rua calma e arborizada. Gosto de tomar café da manhã com a janela aberta só para assistir a confusão que os pássaros fazem na árvore do meu vizinho. Como tenho pouca área permeável para plantar árvores, me contento em atrai-los de outras maneiras. Uma delas é com comedouros, que podem conter frutas frescas cortadas ou grãos. Para estes últimos, dá para improvisar um modelo nada convencional, mas superluxuoso. As taças que restaram de jogos que você aposentou podem ir direto para o jardim, como entrega a foto tirada do livro How to make (almost) everything – A do-it yourself primer. Reparem que as taças foram amarradas com fios de náilon pela haste, assim não correm o risco de cair. 
(imagens retiradas da internet)

2 comentários:

  1. Parabéns! eu tb. alimento os pássaros...é impagável a alegria que sinto ao vê-los .
    Visite meu blog; se procurar tem fotos dos pássaros lá.

    Abs,
    Regina Oki
    http://as3mariasatelier.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. amo os passaros primeiro trato deles coloco agua e tudo mais depois o povo daqui de casa bj

    ResponderExcluir

volte sempre

passaros

center>