musica

29 de abr de 2011

Horta de tempero em vasos




Contemplar o crescimento de uma árvore, colher ervas frescas para um chá, sentir o cheirinho das flores. Tudo isso fica muito mais gostoso quando foi plantado por você. Neste vídeo, que encontrei no YouTube, você aprende técnicas fáceis para criar uma horta de temperos em casa ou até mesmo no apartamento.

Além de oferecer produtos frescos na hora de preparar as refeições, rendem charme à cozinha trazendo um “que” todo especial à decoração, também perfumam o ambiente com seus aromas exóticos.



Para quem quer ter uma horta caseira mas não tem espaço disponível em casa.

Algumas dicas para se ter um cultivo bem-sucedido.

Horta suspensa







Veja o material que você vai precisar/Fonte: Instructables

Que tal ter uma horta pendurada no teto da área de serviço ou na varanda do quintal de casa? A alternativa pode ser uma boa opção para donas de casa que criam galinhas, coelhos, cachorros ou outros animais que não deixam o jardim florescer.

Para fazer a horta suspensa você vai precisar:Uma muda de planta (pode ser tomate, feijão verde ou seu legume favorito);
Uma garrafa de refrigerante pequena;
Um perfurador;
Fita adesiva;
Estilete ou faca afiada;
Terra vegetal suficiente para preencher 3/4 da garrafa;
Xaxim;
Corda;


1º passo:



Corte o fundo da garrafa.

2º passo:



Forre a parte cortada com fita adesiva para previnir contra cortes e dar maior estabilidade ao plástico quando estiver pendurado.

3º passo:



Faça quatro furos na garrafa mirando no centro da fita adesiva.

4º passo:



Coloque a planta dentro da garrafa tomando cuidado para não machucá-la ao passar pelo gargalo. Tente espalhar ao máximo a raiz para que ela não se prenda a espaços.

5º passo:



Encha a garrafa com terra vegetal.

6º passo:



Passe o cordão pelos quatro furos e prenda a garrafa em um local ensolarado.

Pronto! Agora é só molhar a plantinha e esperar que ela floresça ou dê frutos!

Fonte: Instructables




Com a facilidade das compras em supermercados e feiras livres, deixou-se de se cultivar hortaliças e temperos dentro de casa. Para voltar às origens e descobrir o prazer que este hobby pode nos proporcionar o CicloVivo, com informações do Engenheiro Agrônomo, Juscelino Nobuo Shiraki, dá a dica de como se construir uma horta caseira suspensa, reutilizando garrafas PET.


A ideia é reaproveitar materiais que iriam para o lixo para cultivar suas próprias hortaliças. Além disso, a horta caseira é decorativa e deixar um aroma agradável no ambiente. O espaço pode ser pequeno, mas precisa ser ensolarado. Você pode aproveitar pequenos espaços em casa, como quintais ou varandas. É importante escolher as espécies certas para o espaço disponível em sua casa.

Material

- Tesoura; Alicate; Arame;- Garrafa PET; Isopor; Manta Benji;- Terra preparada; Hortaliças.

Métodos

Com auxílio da tesoura, faça furos grandes em cada uma das saliências do fundo da garrafa. Em seguida, corte uma janela na lateral do recipiente na parte intermediária. Para preparar o substrato que fica no fundo, vários materiais podem ser utilizados como, por exemplo, argila expandida e pedra britada, mas como a sugestão é um vaso suspenso, a escolha do material é importante. Neste caso usaremos isopor para ficar mais leve.


Cubra o fundo da garrafa com pedaços de isopor; em seguida corte em círculo a manta de drenagem e coloque sobre o isopor cobrindo-o totalmente. O círculo deve ter o diâmetro um pouco maior que o diâmetro da garrafa.

Em um recipiente separado, prepare a terra. Para este tipo de plantio ela deve ser composta por 50% de terra comum e 50% de terra preta. Preencha a garrafa PET até a metade com o preparado. Coloque sua hortaliça e ajeite bem, a seguir, adicione mais um pouco. Para que o solo fique firme, dê uma leva batidinha sob a mesa; este movimento fará a terra se assentar. Complete com mais um punhado até ficar um dedo abaixo da altura da ‘janela’. Este espaço é importante para que a água não transborde quando a hortaliça for regada. Para finalizar, faça um gancho com o arame e amarre-o no gargalo da garrafa.HORTA EM PEQUENOS ESPAÇOS
As hortaliças, temperos aromáticos e ervas medicinais podem ser cultivadas em pequenos espaços. Nessa cultura retomamos o prazer da produção e da colheita de ingredientes frescos e orgânicos que podem se desenvolver em jardins verticais e horizontais, em cachepots e suportes charmosos próximos à cozinha ou no espaço gourmet do apartamento, surpreendendo as crianças que acompanham o progresso da pequena horta. As ervas são decorativas e cheirosas e as que crescem bem em hortas caseiras, de preferências voltadas para a face norte, são o manjericão, cebolinha, orégano, salsinha, tomilho, coentro, hortelã, melissa, erva-cidreira e boldo.
Com cuidados, prática e o segredinho de implantá-la em local onde bate o sol, em pouco tempo a safra caseira revela seu sabor.
(imagens retiradas da internet)

Um comentário:

  1. BOM DIAAAAAAA..
    MARAVILHOSO SEU ESPAÇO.
    A GENTE VIAJA ATÉ AÍ,COM CERTEZA..
    GRANDE ABRAÇO

    ResponderExcluir

volte sempre

passaros

center>