musica

23 de abr de 2011

Hortinhas que são um MIMO !!!


Hortinhas que são um MIMO !!!




Mini-hortas podem ser o verde que a gente queria dentro de casa !

Ficam lindas em vasos, jardineiras ou canteiros, e funcionam muito bem em varandas e janelas.

Além de serem decorativas, são úteis e livres de agrotóxicos !





Escolha panelas, latas ou recipientes charmosos e transforme-os em vasos.Uma opção é reciclar. Use garrafas pet, uma moldura e solte a criatividade !

Plante ervas aromáticas e temperos.

Assim os terá sempre à mão, fresquinhos, para preparar suas receitas.

Manjericão, sálvia, hortelã, salsa, alecrim, cebolinha, manjericão e as pimentas miúdas são ótimas pedidas.

Além deles, a clorofila se adapta com facilidade a diversos ambientes e é utilizada em vitaminas, por ter propriedades digestivas.

Aqui, uma seleção que requer 4 horas de sol por dia, rega 3 x por semana e solo adubado:





1- MANJERICÃO - plante em vasos com no mínimo 30 centímetros de altura. Como as flores roubam o aroma das folhas, a dica é cortar seus botões. Dura 2 anos. Na cozinha combina com massas, sopas, molhos, saladas, linguiças e vinagres aromatizados.

2- ALECRIM - na fase adulta se torna um arbusto, então plante em vasos com no mínimo 30 centímetros de altura. A colheita dos galhinhos deve ser feita com uma tesoura de jardinagem, para não tirar lascas nem machucar a planta. Dura 10 anos. Na cozinha tem um sabor acentuado e seco, não é apropriado para temperar pratos suaves, como peixes, por exemplo. Pelo mesmo motivo, combina com alimentos como cordeiro, porco e ovelha. Serve também para incrementar batatas rústicas (com casca) e vinagres aromatizados. 3- SALSINHA - prefira vasos ou canteiros pequenos. Na hora de colher, o segredo é cortar o galho e não apenas as folhas, deixando-o a um ou dois dedos de distância do solo. Rebrota até 4 vezes. Dura 6 meses. Na cozinhacombina com molhos, sopas e consomês. Fica bem na decoração de pratos. 4- CEBOLINHA - precisa de solo bem drenado e rico em matéria orgânica. Pode ser colhida até 4 vezes, rebrotando fácil e rapidamente. Dura 6 meses.Na cozinha combina com sopas, consomês, molhos, saladas, pratos de carne e de peixe, e legumes crus.

5- HORTELÃ - colha sempre as pontas em crescimento para estimular os brotos. Não pode ser plantada com outras ervas no mesmo vaso, pois suas raízes agressivas matam as outras espécies. Depois de 15 dias já pode ser colhida. Dura a ano. Na cozinha pode ser adicionada à água, durante o cozimento de batatas e ervilhas, na preparação de molhos e em bebidas frias, sucos ou chás.


Ouse ! Crie !

Com amor tudo vira um MIMO !






NOSSA DICA: Use uma jardineira ou vaso com furos no fundo (para drenar a água das regas). Coloque sobre esses furos cacos de telhas, e sobre os cacos coloque pedras de argila expandida (1/3 da profundidade da jardineira ou vaso). Sobre as pedrinhas coloque areia e alise para deixar bem uniforme. Assim terá um sistema de drenagem !





CONTINUAÇÃO DA DICA: Sobre essa base de areia é que se deve despejar a terra adubada (pode misturar humus de minhoca para enriquecer). Afofe a terra e amasse todos os torrões. Retire as mudas dos plásticos e coloque na jardineira ou vaso, lado a lado, deixando um espaço entre elas. Depois de plantadas, complete com uma pouco mais de terra. Regue generosamente !











PRESENTINHO PARA O NATAL: O KIT Mini-Estufa Pet Pira é um MIMO, e pode ser encontrado na Tok & Stok por menos de R$ 35,00.Amei e voceis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

volte sempre

passaros

center>